Açucena

Nome científico: Hedychium coronarium
Nomes Populares: Lírio do Brejo, Lágrima-de-vênus, jasmim-do-brejo, gengibre-branco, jasmim-borboleta ou lírio-d’Oxum.

Originária das montanhas mais altas do mundo, esta é uma planta que marcou território nas terras brasileiras. Natural do Nepal, Índia e Indonésia, o lírio do brejo adquiriu no Brasil a fama de planta daninha. Ocorre naturalmente em áreas úmidas e sub-bosques da Mata Atlântica. Possui uma folhagem verde muito ornamental e grandes flores brancas que florescem o ano todo. Famoso pelo perfume, que lembra os lírios-do-campo, o lírio do brejo é comum em áreas úmidas e quentes.

Da mesma família do gengibre, de suas folhas verdes brilhantes às raízes tuberosas brotam mais de dois metros de muitas propriedades. ​​Suas flores são comestíveis e, inclusive, podem ser consumidas cruas; sua raiz, apesar de não ser muito picante, pode substituir o gengibre em diferentes receitas e seus rizomas, ricos em amido, podem ser transformados em farinha e polvilho. O rizoma pode ser ingerido através da infusão ou ser acrescentado a sucos e molhos.

Seu crescimento acelerado influencia a sobrevivência de espécies próximas a ela. Para purificação de esgoto sanitário, identificou-se a capacidade desta espécie em gerar oxigenação em áreas com poluentes e até mesmo remover alguns coliformes.

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free online course
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=